cropped-Ativo-18@4x.png

Facectomia - Cirurgia de Catarata

A Facectomia é o nome médico dado à cirurgia de Catarata, e consiste na remoção da lente natural interna do olho, chamada Cristalino, quando o mesmo não possui mais transparência e perde a flexibilidade, afetando a visão.

Para a realização deste procedimento, além da retirada da lente natural, é necessário implantar uma lente artificial (também chamada de LIO – Lente Intraocular), e pode ser realizado com várias técnicas diferentes.

A técnica extracapsular é a mais antiga, na qual realiza-se uma abertura na metade do globo ocular para a retirada do Cristalino inteiro e posterior implante da lente artificial. Com os avanços na área, esta técnica é pouco utilizada, apenas para casos muito avançados quando a técnica mais nova, chamada facoemulsificação não pode ser aplicada. Nesta técnica, é feito um pequeno corte e o Cristalino é fragmentado para depois ser retirado, seguido pelo implante da LIO dobrável pelo mesmo microcorte.

Além destas técnicas, o paciente pode ser tratado com a Facectomia a Laser, procedimento este que dispensa o uso de lâminas e pinças, e invés disso, é utilizado o Lensx Laser (laser de femtosegundo) para realizar incisões concisas e finas no olho do paciente e posterior retirada da lente natural através de aspiração e implante da artificial.

A recuperação normalmente é rápida e o paciente retorna às suas atividades normais em poucos dias.

Pós-operatório:

Conheça as orientações do pós-operatório clicando no botão ao

lado para fazer o download.

ESTRUTURA DO CDOP

Em desenvolvimento.

CONTEÚDOS RELACIONADOS