Retinopatia Diabética

A Retinopatia Diabética é uma complicação ocular de uma doença muito frequente o diabetes – causada pelo aumento do açúcar no sangue (glicemia), atinge em torno de 50% dos pacientes, após 10 anos da doença. É considerada a maior causa de cegueira na população economicamente ativa (abaixo dos 60 anos).

Lembre-se, estas informações são apenas para conhecimento, o diagnóstico precisa ser feito por um profissional.

Causas e Sintomas

É uma doença do fundo do olho, na retina (camada interna do globo ocular) onde ocorrem lesões, danos nos vasos da retina, provocando rupturas, hemorragias e acúmulo de líquidos, onde a pessoa perde gradativamente a visão, podendo sofrer cegueira irreversível.

TRATAMENTO

O tratamento da retinopatia diabética é essencialmente preventivo. Algumas vezes podem ser feitas aplicações de laser na retina (fotocoagulação) para controlar a doença, outra opção são as injeções intravítreas. No entanto, quando a doença já está bem agravada o retinólogo poderá indicar a cirurgia de vitrectomia, cirurgia para remover todo o gel do globo ocular.

Importante que a pessoa portadora do Diabetes faça acompanhamento com oftalmologista regularmente, além de controlar a pressão arterial e a glicemia.

CONTEÚDOS RELACIONADOS