Moscas Volantes

Moscas volantes são pequenos pontos escuros, manchas ou nuvens que parecem flutuar no campo de visão e não são ilusões de ótica. Você pode vê-los mais claramente durante a leitura ou ao olhar para um plano de fundo simples, como uma parede clara.

Lembre-se, estas informações são apenas para conhecimento, o diagnóstico precisa ser feito por um profissional.

Causas e Sintomas

O problema ocorre devido a pequenas condensações no vítreo (gel que preenche a cavidade posterior do globo ocular), fazendo com que a luz seja bloqueada e uma sombra se projeta na retina, dando a sensação de pontos de formas variadas. Podem ocorrer em pessoas de qualquer idade.

Algumas doenças oculares podem ocasionar o aparecimento gradual ou súbito de moscas volantes, como as inflamações dentro dos olhos (uveítes) e as rupturas da retina.

TRATAMENTO

É um processo natural que normalmente não causa maiores problemas, se não tiver nenhum dano na retina não há necessidade de tratamento, com o passar do tempo tendem a diminuir.

No entanto, é necessário o acompanhamento de um oftalmologista, pois em alguns casos a retina pode rasgar, se constatado esse rago, o mesmo deve ser selado com laser, que é um procedimento ambulatorial, a fim de impedir o descolamento de retina, que é um problema sério e que pode ocasionalmente levar a cegueira.

CONTEÚDOS RELACIONADOS