Miopia

Miopia é um distúrbio visual que prejudica a visão de longe, os objetos ficam desfocados à distância. Isso é devido ao formato do olho míope, em que a imagem se forma antes da retina.

A frequência do aparecimento da miopia na população mundial principalmente na Ásia assusta as autoridades medicas que passaram a estudar o fenômeno que tende a se transformar em uma epidemia. Países como o Brasil originariamente hipermetropes estão já com numero crescente de crianças míopes e jovens desenvolvendo altos graus de miopia.

Lembre-se, estas informações são apenas para conhecimento, o diagnóstico precisa ser feito por um profissional.

Causas e Sintomas

Até então o principal fator que influencia o aparecimento da miopia é a hereditariedade, hoje já existem evidências cientificas que comprovam que o excesso acomodativo, ou seja, o uso da visão de perto, na visualização de tablets, celulares, computadores, assim como, a diminuição das atividades externas pelas crianças, são fatores que junto com a hereditariedade podem levar ao crescimento do globo ocular com consequente aumento do grau de miopia.

TRATAMENTO

Além do tratamento convencional com óculos, cada caso deve se analisado e avaliado quanto a sua progressão e métodos como uso de medicação, tratamento por meio de ortoceratologia e lentes de contato gelatinosas multifocais específicas para o controle da miopia podem ser prescritas. As lentes corretivas simples de óculos ou lentes de contato que não visam o controle da progressão da miopia não curam ou revertem a miopia, mas sim, compensam o erro de refração, fazendo com que a imagem foque sobre a retina.

CONTEÚDOS RELACIONADOS