Madarose

A madarose é o termo técnico que caracteriza perda de cílios e sobrancelhas. Estes pêlos possuem um ciclo de vida, o que faz com que sua renovação seja constante, portanto a queda esporádica dos mesmos não deve gerar preocupação. Porém quando percebida a queda constante e em maiores quantidades de sobrancelhas e cílios, orienta-se procurar o oftalmologista para identificar se trata-se de madarose.

Lembre-se, estas informações são apenas para conhecimento, o diagnóstico precisa ser feito por um profissional.

Causas e Sintomas

Existem várias causas para esta perda excessiva de pêlos, entre elas estão blefarite, dermatite, tumores de pálpebra, alterações na tireoide, infecções por herpes, sífilis, zoster, tracoma e lepra. Algumas destas doenças associadas podem trazer sérios riscos à saúde, inclusive a perda da visão, então deve-se procurar o profissional da saúde adequado para tratar a causa da madarose e demais sintomas de acordo com o diagnóstico.

TRATAMENTO

Após tratamento os pêlos dos cílios e sobrancelhas podem voltar a crescer, dependendo da doença que causou a perda, o médico que acompanhar o paciente poderá esclarecê-lo a respeito.

CONTEÚDOS RELACIONADOS