CDOP | Artigos e Matérias

11 Junho
O uso indevido da maquiagem prejudica a visão

O manuseio da maquiagem merece uma atenção especial. Cuidados com marcas, data de validade, armazenagem correta, e uso moderado do produto, pode evitar qualquer tipo de irritação na visão ou futuros problemas.

A escolha da marca sem dúvida é muito importante. Pessoas com histórico de alergia ocular devem fazer uso de linhas de maquiagem antialérgica. Essas maquiagens, não evitam 100% a chance de novas crises alérgicas, apenas reduzem essa possibilidade. Maquiagens com prazo de validade extrapolado também podem ter efeitos nocivos, pois sofrem desestabilização de seus componentes e de seu pH, garantidos por determinado tempo pelo fabricante. Devem ser armazenadas em locais secos, limpos e sem exposição solar. Quanto ao uso, isso vai depender da tolerância de cada indivíduo. Algumas pessoas usam maquiagem diariamente, muitas vezes por exigência profissional, sem nenhum prejuízo. Se houver histórico de alergias associadas, deve-se usar o mínimo possível. Casos graves de alergia já constituem indicação formal de suspender completamente o uso.

O tipo de pincel ao realizar uma maquiagem também interfere no cuidado com a visão. Os pincéis devem ser higienizados e secados em posição horizontal, com as cerdas ao ar livre e sem tocar o apoio, para que sejam totalmente removidos os resíduos de maquiagem. Cada pessoa deve ter o seu kit de pincéis. Eles devem ter qualidade satisfatória, pois pincéis bons não soltam suas cerdas. Houve casos de lesão ocular por cerdas que se soltaram e ficaram depositadas na membrana conjuntiva ocular. Os removedores de maquiagem devem ser próprios para a região ocular, que possui uma pele mais fina do que o resto da face. Devem ser utilizados sempre, pois muitas vezes só a limpeza com água e sabonete neutro não resultam numa pele completamente livre de maquiagens.

Mulheres que usam lentes de contato, sempre é aconselhável colocá-las antes de se maquiar. Pessoas com mais de 40 anos costumam ter visão pior para perto e a colocação das lentes antes do processo vai proporcionar uma maquiagem de melhor qualidade, inclusive evitar algum erro na aplicação e possível lesão ocular. Além disso, a colocação após a maquiagem estar pronta levará a um lacrimejamento imediato, o que poderá estragar o trabalho todo, as pontas dos dedos ficarão sujas de pigmentos e entrarão em contato com a lente que será colocada no olho. O melhor é higienizar o rosto, colocar as lentes e partir para a maquiagem perfeita!

O olhos são “o espelho da alma”, mostram nosso humor, nossa felicidade, nossa tristeza. O desejo de realçá-los com maquiagens é natural. Porém, olhos bonitos nem sempre são saudáveis. Consulte seu oftalmologista com regularidade.

Maquiagens usadas com responsabilidade sempre ajudarão a evidenciar a parte mais bonita do rosto: os olhos!

Fonte: Site Maison Bais


Voltar