CDOP | Artigos e Matérias

14 Junho
Previna dos problemas oculares, que são muito comuns nessa época do ano

Com a chegada do inverno os problemas oculares aumentam. Coceiras, alergias e conjuntivite são alguns dos sintomas de problemas oculares que se intensificam neste período. Por tanto, é preciso redobrar os cuidados com a visão e tomar algumas precauções para garantir a saúde ocular durante a estação.

Se você apresenta sintomas como, sensação de estar com “areia nos olhos”, peso nas pálpebras, olhos vermelhos, visão embaçada ao fazer algum tipo de esforço visual e sensibilidade à luz, deve ficar atento, pois pode estar sofrendo com a Síndrome do Olho Seco, que, na verdade, é uma deficiência na qualidade ou na quantidade de lágrimas que o organismo produz. Este tipo de problema ocular é muito comum na estação mais fria do ano, mas, por ter causas multifatoriais, pode ser confundida com outros distúrbios como infecções ou alergias oculares.

Dicas

  • O uso de colírios sem prescrição médica não é recomendado. O uso do produto sem a orientação pode acarretar complicações mais sérias à visão, como a indução de glaucoma e a catarata.
  • Outro cuidado essencial nestas estações mais frias é a exposição dos olhos aos raios solares. É muito importante o uso dos óculos escuros com proteção solar durante o inverno. Os olhos devem ser protegidos contra os efeitos dos raios ultravioletas, quando não protegidos devidamente, a córnea, o cristalino e a retina, podem sofrer lesões mais sérias, que pode resultar em edemas, úlceras crônicas, degeneração ocular entre outros.

“Prevenir é a melhor forma de cuidar da saúde e do bem-estar”.


Voltar